sem prazo

VÍDEO+FOTOS: obra na Rua Manoel Gomes Carneiro atrasa e pode não ser concluída em 2021

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Visão da obra da esquina com a Aníbal García Barão

A obra na Rua Manoel Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus, vai atrasar. Inicialmente, o prazo de conclusão dado pela prefeitura era para esta terça-feira. Entretanto, o que se vê nos cerca de 400 metros de extensão da via são escavações, bueiros abertos, calçadas quebradas e nenhum sinal de asfalto em um canteiro de obras a céu aberto que atravessa o bairro. Agora, a obra, que custa mais de R$ 2,4 milhões, não tem uma data definida para entrega. Conforme a prefeitura, a conclusão deve ocorrer "no segundo semestre de 2021, se não houver mais problemas com falta de insumos".


Primeiro dia do inverno tem tempo nublado e frio de 5°C em Santa Maria

A obra se estende da esquina com a Rua Aníbal García Barão até a Ari Nunes Tagarra. Homologada em maio de 2020, a intervenção, que consiste em macro e microdrenagem, busca resolver um problema de alagamento crônico na região. Em 2019, o trecho foi batizado por moradores como a "pior rua de Santa Maria" pela péssima qualidade do asfalto e crateras que costumeiramente surgiam na via.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Três funcionários trabalhavam no local na última quarta-feira pela manhã

Por enquanto, a Manoel Gomes Carneiro segue bloqueada para o tráfego de veículos. Até mesmo pedestres têm dificuldades em passar pelo local. Algumas crateras, que estão sinalizadas, também ameaçam quem passa pela obra. Há mau-cheiro em alguns pontos da rua. 

Avenida Borges de Medeiros terá novo bloqueio a partir desta segunda-feira

Na manhã da última quarta-feira, apenas três funcionários trabalhavam no local. De acordo com a prefeitura, os serviço é executado de segunda a sexta-feira.

O atraso, segundo a prefeitura, foi causado pela "dificuldade para conseguir, junto aos fornecedores, material de construção, de alguns insumos, e o excessivo número de interferências que impactam no desenvolvimento da obra, gerando reprogramações de prazo. Atualmente, há escassez, principalmente, de ferro para tampas de concreto e tampas de ferro fundido".

A empresa responsável pela obra, a Construtora Continental, também alega que, ao longo do ano passado, "a equipe teve baixas por conta de colaboradores que precisaram se afastar devido à Covid-19".

- Sempre que vai haver uma melhoria, há um caos. Então, estamos passando esse caos. Precisamos de muita paciência. É um entrave para a vizinhança. Vamos ter que esperar - relata Suzi Carpes, de 64 anos, que transita diariamente pelo local.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Obra causa bloqueios no trânsito

O QUE FALTA?

Conforme a prefeitura, resta finalizar as caixas com instalação das tampas de concreto e de ferro, além de serviços de pavimentação e sinalização viária. Também são necessários acabamento em concreto nas calçadas e reparo no muro que cedeu na esquina da Rua Senador Cassiano do Nascimento. De acordo com o Executivo, o terreno estava instável quando as máquinas atuaram no local.

Além disso, ainda é preciso fazer toda a implantação de uma nova rede de esgoto cloacal e a substituição da rede de água em alguns pontos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feijoada do Diário arrecadou 668,6 quilos para o Banco de Alimentos

Próximo

Primeiro dia do inverno tem tempo nublado e frio de 5°C em Santa Maria

Geral